COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Informar para conscientizar

A compreensão dos benefícios e regras de um plano de previdência complementar exige envolvimento e atenção do participante. Na Visão Prev, essa atitude é despertada e incentivada em cada ação realizada pela área de Comunicação e Relacionamento. As informações e explicações transmitidas procuram ajudar o participante a conhecer seu plano, entender as questões que impactam direta e indiretamente seu futuro e tomar suas decisões de maneira consciente.

Para isso, são usados diferentes formatos e ferramentas, com ênfase nas interfaces digitais que permitem personalizar conteúdos e assegurar uma comunicação mais dirigida e eficiente. O projeto Entidade Digital (saiba mais no pilar “Gestão e Governança”) é, portanto, peça fundamental desse esforço. Conheça as principais iniciativas desenvolvidas em 2018:

 

Maior interação no site

Todos os índices de satisfação relativos ao site, medidos na pesquisa anual da Visão Prev em 2018, ultrapassaram a marca de 90%, com destaque para a qualidade de seu conteúdo (com 94,31%). Desde novembro, o site conta também com uma ferramenta de chatbot que permite aos participantes interagir com a Íris, a assistente virtual da entidade, por meio de um botão que, ao ser acionado, abre uma janela de comunicação com a inteligência artificial do dispositivo para consultar sua base de dados e perguntas cadastradas sobre temas variados. Ao longo do ano, a área fechada do site teve 268.172 acessos, com mais de 2,3 milhões de visualizações de páginas, enquanto a área aberta registrou 304.259 acessos e cerca de 525 mil visualizações. O campo de busca recebeu 7.572 acessos, sendo que em 75% dos casos os usuários encontraram o que procuravam.

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Criação de tutoriais

O site ganhou também uma nova área na aba “Para você”, com tutoriais, em formato PDF, que ajudam na compreensão das regras dos planos e de seus principais processos, de modo simples e objetivo. Estão publicadas explicações para os temas que geram questionamentos mais frequentes na Central de Atendimento, tais como regras para aposentadoria, opções em caso de desligamento da patrocinadora, alteração e recuperação de senha, isenção de IR por moléstia grave e ciclo da vida financeira.

 

Mirante online

No formato de revista digital desde outubro de 2017, o informativo bimestral da Visão Prev tem aumentado, ano a ano, seus índices de satisfação na pesquisa feita pela Visão Prev (de 2017 para 2018, o salto foi 89,96% para 94,06%). Outros quesitos alcançaram os seguintes percentuais de satisfação: 93,28% para a qualidade do conteúdo, 95,09% para a facilidade de navegação e 94,58% para a linguagem usada. Uma novidade de 2018 foi a possibilidade de avaliar cada matéria (por meio de estrelas), para melhorar ainda mais a experiência de leitura, com textos e assuntos sob medida para os leitores. A média é de 1.512 acessos ao Mirante mensalmente.

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Portal Visão Educa

O portal do programa de educação financeira e previdenciária da Visão Prev, o Visão Educa, teve 5.262 acessos em 2018. A média é de 438 visitas por mês para consulta dos conteúdos disponíveis no portal, divididos em tópicos – como Carreira, Viagens, Saúde, Aposentadoria, Previdência Social, Previdência Complementar, Consumo, Investimentos, Orçamento e Planejamento Financeiro – e atualizados diariamente, além de simuladores, testes, vídeos e podcasts.

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Aplicativo

O app da Visão Prev disponibiliza dados como saldo, rentabilidade das carteiras, valor do benefício (para assistidos), valor das contribuições (para ativos e autopatrocinados) e posição de empréstimos, além de possibilitar, desde dezembro de 2018, a alteração de perfil de investimentos, tipo de renda e contribuição, durante as janelas de troca. A terceira possibilidade de mudança de perfil de investimentos ao longo do ano também pode ser realizada pelo aplicativo. Em 2018, foram realizadas 1.828 instalações gratuitas do aplicativo, pela App Store ou pelo Google Play, e 305.405 visualizações de tela (o dobro de 2017).

 

Contato por SMS ou e-mail

Essas duas ferramentas são bastante usadas pela Visão Prev para interagir com os participantes. A ideia é utilizar diversos canais de comunicação para garantir que todos tenham acesso a informações importantes relativas ao seu plano e à entidade. Em 2018, foram enviadas 481.147 mensagens via SMS que se somaram a 418 comunicados gerais e 1.020.782 e-mails, muitas vezes reforçando conteúdos nos diferentes formatos.

 

Palestras “Visão Mais Perto”

Para incentivar o bom planejamento e vivência da aposentadoria, foram promovidas palestras de quatro especialistas: “As perspectivas para a economia brasileira em 2018”, em março, com Thiago Neves Pereira, economista da Bradesco Asset Management, “Saúde na Terceira Idade”, em junho, com o médico Antônio Sproesser, “Finanças Pessoais”, em setembro, com a consultora Luciana Pavan, e “Longevidade”, em dezembro, com Nilton Molina, presidente do Instituto Mongeral. Com público médio de 100 pessoas, as palestras obtiveram 99,5% de satisfação (soma das notas 4 e 5) nas pesquisas feitas após os eventos, que contam também com Plantões de Dúvidas para atendimento pessoal com a equipe da Visão Prev.

 

Facebook

Além da divulgação de informações, notícias e campanhas, o Facebook da Visão Prev ganhou uma nova função em 2018: seu serviço de mensagens (Messenger) tornou-se mais uma opção de atendimento da entidade. Os participantes podem interagir com a assistente virtual Íris para consultas e esclarecimento de dúvidas, 24 horas por dia 7 dias por semana.

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