Mensagem da Presidência

Confiança para transformar desafios em conquistas

Confiança. Talvez este seja um dos atributos mais importantes no relacionamento dos participantes com sua entidade de previdência complementar. Um grau elevado de confiança indica que outros aspectos – como segurança, expertise, ética e transparência – estão sendo bem atendidos, o que é essencial em um vínculo que pode se estender por décadas.

Por isso, merece destaque o fato de nossa Pesquisa de Satisfação, realizada no final de 2018, ter apontado resultados superiores aos já elevados índices das edições anteriores em praticamente todos os quesitos analisados. Entre eles, estão os itens relativos à confiança: Confiança nos Dirigentes da Visão Prev (foi de 89,10%, em 2017, para 92,22%), Confiança nas empresas do Grupo Telefônica patrocinadoras dos planos (de 91,37% para 92,75%) e Confiança nas informações transmitidas pela Visão Prev (de 93,41% para 94,76%).

A satisfação geral com a entidade cresceu 2,44 pontos percentuais, passando de 91,74% para 94,18%. Para nós, foi particularmente relevante atingir esse patamar em um ano tão difícil como 2018. Tivemos a greve dos caminhoneiros em maio que impactou nossa economia de maneira profunda, a disputa acirrada nas eleições, com muitas rupturas e tensões, o mercado financeiro receoso e enfrentamentos políticos e econômicos no cenário internacional.

Precisamos, portanto, colocar em ação uma estratégia desafiadora para assegurar a realização de nossas metas. No que diz respeito à rentabilidade, nossa equipe teve muita competência e profissionalismo para lidar com a montanha-russa dos mercados ao longo de todo o ano.

Dessa forma, fechamos 2018 com performances superiores ao CDI nos cinco perfis de investimentos oferecidos pelos planos Visão Telefônica e Visão Multi. Diante de um CDI acumulado no ano de 6,42%, os resultados foram: 6,50% no perfil Super Conservador, 9,65% no Conservador, 11,72% no Moderado, 12,68% no Agressivo e 15,16% no Agressivo Renda Fixa Longo Prazo. No plano PreVisão, o retorno foi de 9,96% e de 8,79% no plano Telefônica BD, superando suas respectivas metas. Esses resultados foram obtidos considerando sempre os limites de alocação em cada classe de ativos, com análise dos riscos e retornos envolvidos, respeitando as determinações das respectivas Políticas de Investimentos.

Mas, felizmente, nossas conquistas de 2018 vão além das rentabilidades que, sem dúvida, têm uma importância essencial para a preservação e crescimento do patrimônio de nossos participantes. Cuidamos, com igual dedicação, de outras iniciativas como as ações ligadas ao projeto Entidade Digital que temos desenvolvido nos últimos anos, com foco na agilidade, comodidade e eficiência de nossos produtos e serviços, eliminando todos os controles e burocracias desnecessários.

Em 2018, tivemos grandes avanços nesse sentido com a realização totalmente online de indicação de beneficiários, adesão ao plano e solicitação de saque para assistidos, com o atendimento pelo Messenger do Facebook, a ampliação do uso de nosso aplicativo para alteração de perfil de investimento, de percentual de contribuição e de forma de recebimento de renda. Esses são apenas alguns exemplos do que foi feito para disponibilizar ferramentas simples e úteis que permitam ao participante ter maior autonomia em relação ao seu plano.

Outro grande esforço, iniciado em 2011 e concluído em 2018, foi a consolidação dos planos sob nossa gestão. Foram utilizadas diversas estratégias (fusões, incorporações, cisões e transferências) em um projeto complexo que resultou na redução de 21 para 4 o número de planos administrados pela Visão Prev, proporcionando ganhos claros para todos os envolvidos, sobretudo em termos de qualidade, eficiência, comunicação e atendimento.

Por trás de todas as conquistas apresentadas neste Relatório Anual está um processo robusto de governança que faz da Visão Prev uma entidade sólida e nos prepara para enfrentar desafios com muita segurança, estabilidade e transparência. Nossos processos decisórios são embasados e discutidos em diferentes níveis que abrangem Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos, além de nossas próprias estruturas internas recertificadas pelo sexto ano consecutivo em conformidade com a ISO 9001:2015.

Buscamos sempre as melhores soluções, de forma inovadora e eficiente. Sem medo de mudar, surpreender ou fazer diferente. É assim que temos conquistado a confiança de nossos participantes, colaboradores, patrocinadoras e parceiros. E é assim que vamos seguir adiante. Muito mais está a caminho!

 

Marcelo Domingos Pezzutto

Presidente da Visão Prev


rodape