GESTÃO E GOVERNANÇA

Boas práticas cotidianas

Controles minuciosos para mitigar riscos em todas as etapas de trabalho, atenção constante a cada detalhe que possa ser aprimorado e observação de parâmetros e comportamentos que reflitam os valores e princípios organizacionais da entidade. É assim que se dá, no dia a dia, a governança da Visão Prev, reforçada pela certificação de seus dirigentes e pela representatividade dos participantes em seus Conselhos Deliberativo e Fiscal e no Comitê de Investimentos, garantindo uma conduta ética e imparcial.

 

Auditoria interna

Em 2018, a Visão Prev desenvolveu um novo modelo de trabalho para aperfeiçoar seus processos, criando times multidisciplinares com o objetivo de atuar nas bases cadastrais de todos os participantes. Desse modo, foram revisados aspectos importantes para garantir aos participantes clareza em seus dados cadastrais, conformidade com suas opções de regime tributário e também a modernização da entidade, com a prestação de novos serviços digitais, eliminando o uso de papel nesses processos e contribuindo com a sustentabilidade das atividades. A área de Auditoria Interna esteve envolvida na execução desse trabalho, acompanhando cada mudança, validando e recomendando melhorias, quando necessárias, nos processos auditados a fim de assegurar total adequação às normas e legislações pertinentes ao setor.

 

Auditoria externa

Atendendo à Resolução CNPC nº 8 e alterações posteriores, a Visão Prev possui contrato de auditoria externa para as Demonstrações Financeiras, que compreendem o Balanço Patrimonial, e as respectivas Demonstrações da Mutação do Patrimônio Social e do Plano de Gestão Administrativa, e as demonstrações individuais por plano de benefício que abrangem a Demonstração do Ativo Líquido, da Mutação do Ativo Líquido, Demonstração do Plano de Gestão Administrativa e Demonstração das Provisões Técnicas dos planos de benefícios para o exercício do ano anterior, bem como as correspondentes Notas Explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis. Os relatórios da auditoria externa são preparados de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis a entidades reguladas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

 

Certificação de dirigentes

Todos os membros da Diretoria Executiva da Visão Prev são certificados e habilitados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Com o escopo de manter uma vigorosa governança em seus processos decisórios, todos os representantes eleitos e indicados que fazem parte de seu Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal também são certificados.

 

Verificação de vulnerabilidades

No início de 2018, foi realizado o chamado “teste de intrusão” para verificar a existência de riscos de vulnerabilidade nos sistemas, internos e externos, na estrutura de rede de computadores da sede e de servidores no data center da Telefônica, visando preservar as informações e a operacionalidade da Visão Prev. Os resultados confirmaram a adequação dos investimentos feitos em infraestrutura e equipamentos de rede, firewalls, servidores e estações de trabalho para proteger a entidade que atua de forma cada vez mais digital. O teste será retomado periodicamente.

 

Ouvidoria

A Ouvidoria da Visão Prev foi criada em setembro de 2014 como um canal para o direcionamento de reclamações, sugestões e críticas dos participantes. Em 2018, foram encaminhadas 16 solicitações (redução de 60% em relação a 2017) que, sob gestão da Área de Qualidade, contribuíram para o aperfeiçoamento dos processos da entidade. O acesso à Ouvidoria é feito pela aba “Atendimento e Comunicação” do site da Visão Prev.

 

Canal de Denúncias

A fim de proporcionar máxima transparência às suas atividades e atender às melhores práticas de governança corporativa do setor e do Grupo Telefônica, a Visão Prev implantou, em 2014, seu Canal de Denúncias. O propósito é acolher e tratar queixas sobre desvios de conduta, comportamento antiético, fraudes ou corrupção, conforme estabelecido no Código de Conduta e Ética da Visão Prev (clique aqui para conhecer). Até 31 de dezembro de 2018, nenhuma denúncia havia sido registrada no canal que está disponível na aba “Atendimento e Comunicação” do site da Visão Prev.


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