GESTÃO E GOVERNANÇA

Administração eficiente e transparente

A Visão Prev possui uma estrutura que estimula suas equipes a trabalhar de modo integrado, valorizando o intercâmbio constante de ideias. São cerca de 50 colaboradores, além dos membros de seus Conselhos, que cuidam para que a gestão seja feita de forma produtiva, dinâmica e transparente.

 

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Novo presidente

No dia 10 de maio de 2018, Marcelo Domingos Pezzutto tomou posse como presidente da Visão Prev, no lugar de Paula Bragança França Mansur que retornou à Telefônica-Vivo após dois anos à frente da entidade. Diretor executivo da Visão Prev desde 2010, Pezzutto participou de seu Conselho Fiscal nos cinco anos anteriores.

 

Mudanças na Diretoria

Em 20 de junho, Paulina Ferreira Pantalião, que já fazia parte do time da Visão Prev desde março de 2017, foi promovida a diretora de Previdência, em substituição a Marcelo Pezzutto, sendo também nomeada Administradora Responsável pelo Plano de Benefícios (ARPB). No dia 22 de agosto, Gustavo de Castro Araujo assumiu a Diretoria de Investimentos, tornando-se em novembro o Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) da entidade.

 

Consolidação de planos

Em agosto, foi finalizada a consolidação dos planos geridos pela Visão Prev. Iniciado em 2011, o processo utilizou várias estratégias previdenciais (fusões, incorporações, cisões e transferências) e levou à diminuição de 21 para 4 o número de planos administrados, com vantagens para todos os envolvidos – participantes, patrocinadoras e entidade. Os benefícios incluem maior simplificação, sinergia e qualidade, redução de custos e melhorias na comunicação e no atendimento.

 

Participação na Abrapp

A Visão Prev participa de cinco das sete Comissões Técnicas Regionais da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) com o objetivo de acompanhar de perto os assuntos de maior impacto para o segmento: Estratégias e Criação de Valor (área de comunicação e marketing, educação e relacionamento com o participante), Planos Previdenciários (área atuarial e de benefícios), Tecnologia da Informação, Assuntos Jurídicos e Contabilidade. As Comissões Técnicas da Abrapp funcionam como instância consultiva, dando apoio técnico às ações da Diretoria Integrada do Sistema, por meio de estudos, projetos e pareceres, mantendo relação e sintonia com o Planejamento Estratégico e o Programa Anual de Trabalho da Associação.

 

Investimentos na equipe

A Visão Prev investe na formação contínua de seus colaboradores para que se sintam estimulados a expandir seus conhecimentos, aprimorar novas competências e contribuir com a evolução da entidade. Em 2018, os investimentos foram direcionados à manutenção do incentivo educacional, com subsídios para pós-graduação, à participação nos cursos promovidos pela Universidade Telefônica e na Semana de Autodesenvolvimento da Telefônica (presencial e online), ao Programa de Mentoring (iniciado em 2017, tendo os membros da Diretoria Executiva como mentores), ao Comitê de Clima (criado em 2017 com colaboradores de diferentes áreas para identificar oportunidades de melhoria) e ao Comitê de Treinamento que aprovou a realização de treinamentos e cursos sobre investimentos, relacionamento, comunicação, segurança da informação e assuntos contábeis, tributários e jurídicos. Entre os benefícios dessas iniciativas, está a melhoria dos resultados da Pesquisa de Clima interno que foi de 83% de satisfação geral, em 2017, para 84,67%, em 2018.

 

Manutenção da certificação da ISO 9001

Em 2018, pelo sexto ano consecutivo, a Visão Prev obteve a confirmação de sua certificação de aderência às normas ISO 9001 com atualização da versão 2015. Após validar os processos da entidade, em setembro, os auditores comprovaram a adequação de todas as áreas às demandas da norma, atestando a qualidade e eficiência de seus processos.

 

Redução da taxa de administração

A gestão criteriosa de todos os custos relativos à sua operação levou a Visão Prev a diminuir significativamente a taxa de administração cobrada para a cobertura de seus gastos. A redução foi consequência de múltiplas iniciativas implementadas por toda a equipe, envolvendo, entre outros aspectos, a digitalização de processos e documentos no projeto “Entidade Digital”, a avaliação contínua dos fornecedores e a mudança para a sede própria, ocorrida em 2017.

 

Alterações nos Regulamentos

Em maio, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou as mudanças propostas pela Visão Prev no Regulamento do plano PreVisão, sendo a principal delas ligadas à indicação de beneficiários. Em agosto, foram liberadas pela Previc as alterações nos Regulamentos dos planos Visão Telefônica e Telefônica BD referentes ao processo de cisão e incorporação do plano TCOPrev, com transferência de participantes.

 

Gestão do passivo judicial

A redução de processos judiciais segue sendo um dos focos prioritários da Área Jurídica a fim de diminuir ou reverter perdas para a entidade. A maioria das ações em que a Visão Prev está no polo passivo dizem respeito a questões de natureza previdenciária ligadas a pedidos de pagamento de diferenças relativas ao uso de índices de inflação “expurgados”, quando da atualização monetária de suas reservas de poupança, por ocasião de desligamentos ou da migração de planos antes geridos pela Fundação Sistel. Há também ações tributárias que abordam a incidência de pagamento de PIS/COFINS, IOF e IRPJ.

 

Atenção à legislação

A Visão Prev conta com um Comitê de Legislação – composto por colaboradores das áreas jurídica, tributária, controle de gestão e auditoria – que tem como escopo analisar novas leis e regras que possam impactar sua gestão, auxiliando na identificação de eventuais adequações necessárias. O Comitê colabora, assim, com o aperfeiçoamento das práticas de governança da entidade ao mitigar os riscos existentes em razão de descumprimento de determinações legais. Entre suas ações, estão a criação de um grupo de estudos focado exclusivamente na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sancionada em agosto de 2018.


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