ECONÔMICO E FINANCEIRO

A gestão dos ativos

Para incrementar a governança e a transparência na tomada das decisões relativas à gestão do patrimônio de seus participantes, a Visão Prev conta com um Comitê de Investimentos. Liderado pelo presidente da entidade e formado por representantes das patrocinadoras, dos participantes e um especialista independente, o Comitê discute e analisa as principais questões que impactam o portfólio das carteiras. Em 31 de dezembro de 2018, o Comitê de Investimentos estava composto da seguinte forma:


COMITÊ DE INVESTIMENTOS

Nome Cargo
Marcelo Domingos Pezzutto Presidente do Comitê (Presidente da Visão Prev)
Luis Carlos da Costa Plaster Representante da patrocinadora (Diretor de Relações com Investidores da Telefônica)
Luiz Carlos Moreira Lima Membro independente (Sócio-fundador e diretor executivo da Berkana Patrimônio)
Manoel Carlos Carreiro do Rego Representante dos participantes (membro do Grupo Econômico-Financeiro da AVISÃO – Associação dos Participantes dos Planos da Visão Prev)

A Visão Prev não faz gestão própria de seus ativos financeiros. Os investimentos são administrados por gestores externos, contratados por meio de uma criteriosa seleção, fundamentada em avaliações quantitativas e qualitativas e referendadas pelo Comitê de Investimentos. A premissa é garantir o equilíbrio de longo prazo entre os ativos financeiros e os compromissos do passivo da entidade.

A alocação dos recursos é feita com base na regulamentação vigente (Lei 4.661, de maio de 2018) nas Políticas de Investimentos, em metas de retorno (benchmarks) e no orçamento de risco de mercado e crédito, quando necessário. Os benchmarks são definidos conforme as características do passivo atuarial e os níveis de risco de mercado aderentes aos perfis de investimentos e segmentos. Eles são apoiados em estudos estatísticos, considerando a relação entre retorno, risco e correlação dos ativos do portfólio de investimentos, bem como os cenários prospectivos domésticos e internacionais.

Em 2018, a Visão Prev aderiu ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), com o objetivo de assegurar aos participantes transparência ainda maior na gestão dos ativos e riscos, assim como a aderência de seus processos às melhores práticas do mercado e à legislação vigente. Com a certificação ISO 9001:2015 de todas as suas atividades, inclusive da Diretoria de Investimentos, a Visão Prev agrega também mais confiabilidade na execução das ações com fluxos definidos, manuais de procedimentos operacionais, indicadores de gestão e acompanhamentos.

Durante o ano, outros avanços importantes foram obtidos com a segregação real dos investimentos, a implementação de cenários prospectivos da Visão Prev como ferramenta para gestão do portfólio e a revisão das taxas de juros nos empréstimos concedidos a participantes ativos e assistidos (saiba mais na aba “Programa de Empréstimos”).


rodape